C
CD-ROM – (Compact Disk Read Only Memory): Unidade com capacidade de informação de cerca de 700 megabytes. Actualmente existem evoluções do CD-ROM que permitem a escrita (CD-R) ou a reescrita (CD-RW).
CERN – European Laboratory for Particle Physics, possivelmente o mais importante centro para pesquisas avançadas em física nuclear e de partículas, localizado em Genebra, Suíça. O nome CERN vem do seu nome anterior, Conseil Europeen pour la Recherche Nucleaire. O CERN é conhecido como o local onde foi desenvolvida a Web.
Chat – Abreviatura de IRC (Internet Relay Chatting). Serviço que possibilita a comunicação escrita on-line entre vários utilizadores em simultâneo da Internet. É a forma mais próxima do que seria uma «conversa escrita».
Ciberespaço – Conjunto de computadores e serviços que constitui a rede Internet. Termo usado em analogia com o espaço sideral explorado pelos astronautas.
Cliente – Computador ou programa que acede à informação disponibilizada noutro computador remoto (o servidor).
Correio electrónico – Uma forma de comunicação baseada no envio e recepção de mensagens, através de uma rede de computadores. Tal como no correio tradicional, pressupõe um remetente e um ou mais destinatários.
D
DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol. Serviço que permite configurar automaticamente dispositivos ligados em rede, com especial relevo para a atribuição de IPs. Dial-up – Método de acesso a computador remoto ou rede (incluindo Internet) que utiliza a linha telefónica, caracterizando-se pelo estabelecimento de uma chamada.
DNS – Domain Name System. Serviço que permite traduzir nomes em IPs e vice-versa. Ao introduzir um endereço para consultar um site, algum computador usando DNS terá que identificar o IP do computador que aloja o site encaminhando assim o pedido da informação.
Domínio – É uma parte da hierarquia de nomes da Internet – catalogados através do DNS –, que permite identificar as instituições ou conjunto de instituições na rede. Sintacticamente, um nome de domínio da Internet consiste numa sequência de nomes separados por pontos (.). Por exemplo, te.pt.
Download – Recepção de dados que podem ser de uma página da Web, de um ficheiro da Internet, etc. Fazer download, muitas vezes, refere-se ao acto de capturar um ficheiro de um computador remoto (servidor) para o próprio computador (cliente).
DVD – (Digital Versatil Disc): O «equivalente ao CD-ROM» mas com maior capacidade de informação e que inclui outras funcionalidades. O formato DVD contempla duas tipologias: uma destinada aos filmes comerciais com 9,4 GB, outra destinada ao público em geral com 4,7 GB. Dentro desta tipologia, há pelo menos duas normas a considerar: DVD-R e DVD+R que não são equivalentes nem são compatíveis entre si. Os leitores e gravadores mais recentes conseguem lidar com os dois formatos de 4,7 GB. Há ainda uma norma que tende a cair em desuso que é o DVD-RAM.
E
e-Mail – (Electronic mail): Correio electrónico.
Ethernet – Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais. Define normas de protocolo, de cablagem, de topologia e mecanismos de transmissão.
Página 2 de 5