M
Mailing list – Também designado por «discussion group», trata-se de uma lista de subscritores com interesses comuns que se inscrevem para receber regularmente informação importante por correio electrónico, participar em «debates on-line», etc.
Modem – (Modulator/demodulator): Transforma, envia e recebe dados capazes de ser interpretados pelo computador, ou via linha telefónica (modem convencional) ou via cabo coaxial (modem por cabo). O segundo é muito mais rápido do que o primeiro. Converte sinais digitais em analógicos e vice-versa.
Multimédia – Informação digital que utiliza vários recursos para representação dos conteúdos sob a forma de textos, gráficos, som, imagens e vídeo. Muitas vezes é utilizado como adjectivo.
N
Net – Abreviatura de Internet. Network – Rede de computadores ligados a periféricos que partilham informação.
Nó – Qualquer dispositivo, inclusive servidores e estações de trabalho, ligado numa rede.
O
On-line – Significa «ligado à rede» e, assim, capaz de aceder a toda a informação disponível na rede (incluindo Internet). Opõe-se a esta expressão o conceito de off-line, que é desligado da rede.
P
PHP – Acrónimo para Hypertext Preprocessor. Tecnologia desenvolvida associada à programação e disponibilização de páginas dinâmicas para a Internet. Funciona a nível de um servidor.
Portal – (Portal site): Local da Internet que constitui o ponto de partida – a porta – de um utilizador. Mediante a utilização de palavras-chave ou através de um menu prévio, o utilizador procura a informação.
Projector de vídeo – Projector semelhante a um projector de slides mas que se pode ligar a um vídeo, câmara de vídeo ou a um computador, projectando o sinal (imagem) produzida por estes.
Protocolo – Uma descrição formal de formatos de mensagem e das regras que dois dispositivos utilizam para comunicar. Um conjunto de regras padronizadas que especifica o formato, a sincronização, a sequência e a verificação de erros em comunicação de dados. O protocolo básico utilizado na Internet é o TCP/IP.
R
RAM – (Random Access Memory): Memória de acesso aleatório; armazena dados e instruções enquanto o computador se encontra ligado, apagando a informação quando se desliga.
RDIS – Rede Digital com Integração de Serviços. Permite que os sinais que circulam entre terminais sejam digitais, ao contrário das linhas telefónicas tradicionais em que os sinais são analógicos. RGB – Iniciais de Red (vermelho),Green (verde) e Blue (Azul). Cores primárias que por adição formam todas as cores visíveis num ecrã.
RJ45 – Tipo de conector cravado num cabo que é usado para interligar dispositivos numa rede, como, por exemplo, computadores através de ethernet, hubs, etc. Rollover – Efeito que é “activado” por “passar por cima” com o cursor do rato, geralmente presente em botões de páginas da Web.
ROM – (Read Only Memory): Memória só de leitura. É utilizada para armazenar instruções e/ou configurações implementadas nos dispositivos aquando do seu fabrico.
S
Scanner – Digitalizador. Dispositivo que funciona como um pequeno fotocopiador cuja imagem é transferida para o computador, podendo ser visualizada, editada e armazenada.
Página 4 de 5
Sem comentários:
Enviar um comentário