quarta-feira, 27 de abril de 2016

Glossário S, T, U, V, W, X

Servidor – Computador que disponibiliza/partilha informação ou o acesso a outros dispositivos. Tipicamente, o computador servidor controla o acesso à rede.

Shareware – Programa disponível publicamente para avaliação e uso experimental, mas cujo uso permanente pressupõe que o usuário pagará uma licença ao autor. Shareware é distinto de freeware.

Site – Conjunto de páginas Web interligadas entre si e acessíveis através do mesmo URL base.

SMTP – Simple Mail Transfer Protocol. Protocolo utilizado para enviar correio electrónico, com especial relevo na utilização de programas como, por exemplo, o Outlook (Windows) ou o KMail (Linux).

Software – Conjunto de instruções lógicas que executam determinadas tarefas ou controlam os dispositivos físicos (hardware).

SQL – Structured Query Language. 

SSL – Secure Socket Layer.

Switch – Tem a mesma função que um HUB, mas utiliza uma memória local para armazenar a informação temporariamente, distribuindo-a apenas ao computador a que se destina. É um dispositivo mais eficiente do que um HUB.

T 

TCP/IP – (Transfer Control Protocol / Internet Protocol): Conjunto de protocolos da Internet que definem e controlam as comunicações entre os diversos computadores.

TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação.

U

Upload – Inverso de download.

UPS – Uninterruptible Power Supplies.

URL – (Uniform Resource Locator): Endereço de um site da Internet. Por exemplo, o URL da Universidade do Porto é www.up.pt.

UTP – Unshielded Twisted Pair. Cabos de rede composto internamente por oito fios que se encontram agregados dois a dois. Nos extremos deverão ter interfaces RJ45 para ligação ao dispositivo de rede.

V

Videoconferência – Conferência entre dois ou mais utilizadores, viaInternet ou através de linha telefónica com largura de banda larga, onde o sinal vídeo tem papel importante. Cada posto de emissão tem associado ao computador um microfone e uma câmara de vídeo, que permitem a captura (para emissão) de imagens e som.

Vírus – Pedaço de código próprio de computador concebido para ser transmitido de máquina em máquina sem que o utilizador disso se aperceba, aconselhando-se o uso de programas de detecção (antivírus) de modo a preveni-los.

W

WAN – Wide Area Network.

Web pages / Web site – Conjunto de páginas com informação digital (texto, imagem, som, vídeo, etc.) organizadas e mantidas pela mesma organização, pelo mesmo grupo ou indivíduo. As páginas Web estão acessíveis via Internet, de forma livre ou com algumas limitações de acesso.

World Wide Web (WWW) – Vasta colecção de informação digital disponível na Internet sob a forma de páginas Web. Também é conhecida como a «teia mundial alargada», disponível a todos os utilizadores que disponham de um computador e de uma forma de o ligar à rede, podendo assim aceder ao vastíssimo manancial de informação disponível. WWW, W3 ou simplesmente Web, como também é designado, funciona, muitas vezes, como sinónimo de Internet.

X

XML – (Extended Markup Language): Extensão da linguagem HTML que descreve a natureza do conteúdo de uma página (para além das potencialidades da linguagem HTML).
Página 5 de 5

Sem comentários:

Enviar um comentário